[Resenha] Tales of the Scarecrow (LotFP)
Colheita maldita do James Raggi
LotFP – 1º nível
Tales of the Scarecrow é uma pequena publicação de Lamentations of the Flame Princess, com 8 páginas que descrevem um local de aventura. Escrito por James Edward Raggi IV, o módulo consegue expressar bem a veia weird da linha LotFP, com um horror lovecraftiano numa área rural e despopulada.
A publicação
começa estabelecendo a configuração do local e como utilizar a
aventura. Um milharal viçoso no meio de uma região estéril no
caminho entre dois assentamentos maiores, próximo à estrada. O
campo é circular, com uma casa no centro e um espantalho em meio a
plantação. Há um caminho que leva da estrada até a casa.
Entram os
personagens dos jogadores e a colheita maldita começa.
O caminho se fecha,
uma criatura lovecraftiana saída da mente maravilhosamente deturpada
de Raggi com 1.000 DV ataca quem quer que esteja no milharal. E,
tendo poucos pontos seguros dentro da plantação, o trabalho dos
jogadores é encontrar uma forma de sair dessa armadilha. Não há um
problema a ser resolvido, um enigma. É simplesmente uma situação
de gato e rato. Brilhantemente escrita.
A casa está
habitada por um outro grupo de aventureiros, apenas um ainda vivo. É
quem fornece as principais pistas do que está acontecendo nesse
inferno. Os cavalos mortos, a água da casa contaminada e o milho
envenenado levaram o pobre coitado a apelar ao canibalismo de seus
companheiros. Em uma one shot a descrição do cadáver com
uma perna cortada como peito de frango fatiado foram o suficiente
para deixar os jogadores boquiabertos.
Na sala da casa tem
um cravo (aquele instrumento musical que antecede o piano) que
influencia o comportamento da criatura. Essa mecânica será
explorada no órgão de Death Frost Doom (carro-chefe do
Lamentations). Dois livros e uma espada. Um livro é uma espécie de
grimório caçado por qualquer religião desde a Antiguidade, o outro
é o título da aventura. O conteúdo dos Contos do Espantalho é
definido pelos jogadores, que devem escrever pequenas histórias
explicando quais são seus poderes e possíveis efeitos. A história
escolhida pelo mestre torna-se verdade. O mestre deve escolher a
história mais sinistra e diabólica, e o jogador “vencedor” rola
numa tabela para ver quanto de XP extra ele ganha por isso. Meta-jogo
utilizado da melhor maneira possível!
A espada também
brinca com o meta-jogo: ela não acerta o alvo indicado no ataque,
mas alguém próximo. Ao saber disso, e o texto da aventura informa
isso, o jogador que empunha a espada vai saber trabalhar com essa
mecânica para tirar o máximo de proveito (ela acumula um bônus no
dano a cada ataque não foi “utilizado” por falta de alvos).
Tales of the
Scarecrow é uma ótima aventura (encontro?) para ser utilizada em
campanha ou one shot. Tem o
clima de horror do clássico Colheita Maldita, os elementos que fazem
Lamentations ser o que é, com o uso inteligente de meta-jogo para
tensionar os jogadores.
Como a aventura não tem um enigma nem nada
do tipo para ser resolvido, a utilização dos
contos do espantalho
serve como substituto, onde os jogadores devem
pesar em que situação diabólica eles vão se colocar para (se
sobreviverem) ganhar um XP extra muito bem-vindo. Claro que isso
funciona melhor em campanha.
Mestrei
a aventura uma vez em one shot para
jogadores novatos no RPG e no old-school. A
parte dos contos não funcionou muito bem. Acredito que é importante
explicar bem qual o objetivo para que as histórias sejam realmente
assustadoras e tragam mecânicas que o mestre possa
utilizar. Mas em geral rodou muito bem. Um elemento de prisão é o
milharal, pois ele diminui a taxa de movimento dos personagens. Ou
seja, se eles fugirem, levarão várias rodadas para sair da
plantação e estarão propensos a mais ataques que personagens de 1º
nível aguentariam. Na minha mesa, por ser one shot, deixei cada
jogador com dois personagens, então a taxa de sobrevivência foi
alta. Eles fizeram uso inteligente do fogo (aqui cabe apontar que a
aventura indica que o milho cresce novamente se for queimado, mas não
diz o tempo que isso leva), queimaram o milharal e conseguiram
aumentar a taxa de movimentação, diminuindo a quantidade de
ataques. Quanto tempo leva para o milharal crescer novamente deve ser
inversamente proporcional ao sadismo do mestre.
O
clérigo cumpre um papel crucial para a sobrevivência, tendo em
vista que purificar comida e água não vai mais matá-los de
inanição. Então se o clérigo morrer a situação fica bem mais
tensa.
Para
uso em campanha, ela tem aqueles elementos de reviravolta pelo qual
as aventuras de Lamentations são conhecidas. O livro Malleus
Deus encontrado na casa pode
gerar uma reviravolta bastante importante na campanha, com
todo tipo de facção religiosa e saída diretamente das teorias da
conspiração surgindo para matar os personagens e todos os seus
conhecidos, e apagar o livro da existência e da memória.
O
livreto foi um dos primeiros
trabalhos do Raggi para a linha e há muito está esgotado, mas a
aventura pode ser encontrada na Adventure Anthology Death, uma
compilação de aventuras do autor.
Custa US$ 2,50 no Drivethru
Link do pdf: https://www.drivethrurpg.com/product/108993/Tales-of-the-Scarecrow
Muito foda como em 8 páginas o cara consegue entregar tanto
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