[Resenha] Tales of the Scarecrow (LotFP)



Colheita maldita do James Raggi
LotFP – 1º nível

Tales of the Scarecrow é uma pequena publicação de Lamentations of the Flame Princess, com 8 páginas que descrevem um local de aventura. Escrito por James Edward Raggi IV, o módulo consegue expressar bem a veia weird da linha LotFP, com um horror lovecraftiano numa área rural e despopulada.

A publicação começa estabelecendo a configuração do local e como utilizar a aventura. Um milharal viçoso no meio de uma região estéril no caminho entre dois assentamentos maiores, próximo à estrada. O campo é circular, com uma casa no centro e um espantalho em meio a plantação. Há um caminho que leva da estrada até a casa.

Entram os personagens dos jogadores e a colheita maldita começa.

O caminho se fecha, uma criatura lovecraftiana saída da mente maravilhosamente deturpada de Raggi com 1.000 DV ataca quem quer que esteja no milharal. E, tendo poucos pontos seguros dentro da plantação, o trabalho dos jogadores é encontrar uma forma de sair dessa armadilha. Não há um problema a ser resolvido, um enigma. É simplesmente uma situação de gato e rato. Brilhantemente escrita.

A casa está habitada por um outro grupo de aventureiros, apenas um ainda vivo. É quem fornece as principais pistas do que está acontecendo nesse inferno. Os cavalos mortos, a água da casa contaminada e o milho envenenado levaram o pobre coitado a apelar ao canibalismo de seus companheiros. Em uma one shot a descrição do cadáver com uma perna cortada como peito de frango fatiado foram o suficiente para deixar os jogadores boquiabertos.

Na sala da casa tem um cravo (aquele instrumento musical que antecede o piano) que influencia o comportamento da criatura. Essa mecânica será explorada no órgão de Death Frost Doom (carro-chefe do Lamentations). Dois livros e uma espada. Um livro é uma espécie de grimório caçado por qualquer religião desde a Antiguidade, o outro é o título da aventura. O conteúdo dos Contos do Espantalho é definido pelos jogadores, que devem escrever pequenas histórias explicando quais são seus poderes e possíveis efeitos. A história escolhida pelo mestre torna-se verdade. O mestre deve escolher a história mais sinistra e diabólica, e o jogador “vencedor” rola numa tabela para ver quanto de XP extra ele ganha por isso. Meta-jogo utilizado da melhor maneira possível!

A espada também brinca com o meta-jogo: ela não acerta o alvo indicado no ataque, mas alguém próximo. Ao saber disso, e o texto da aventura informa isso, o jogador que empunha a espada vai saber trabalhar com essa mecânica para tirar o máximo de proveito (ela acumula um bônus no dano a cada ataque não foi “utilizado” por falta de alvos).

Tales of the Scarecrow é uma ótima aventura (encontro?) para ser utilizada em campanha ou one shot. Tem o clima de horror do clássico Colheita Maldita, os elementos que fazem Lamentations ser o que é, com o uso inteligente de meta-jogo para tensionar os jogadores. 
Como a aventura não tem um enigma nem nada do tipo para ser resolvido, a utilização dos contos do espantalho serve como substituto, onde os jogadores devem pesar em que situação diabólica eles vão se colocar para (se sobreviverem) ganhar um XP extra muito bem-vindo. Claro que isso funciona melhor em campanha.

Mestrei a aventura uma vez em one shot para jogadores novatos no RPG e no old-school. A parte dos contos não funcionou muito bem. Acredito que é importante explicar bem qual o objetivo para que as histórias sejam realmente assustadoras e tragam mecânicas que o mestre possa utilizar. Mas em geral rodou muito bem. Um elemento de prisão é o milharal, pois ele diminui a taxa de movimento dos personagens. Ou seja, se eles fugirem, levarão várias rodadas para sair da plantação e estarão propensos a mais ataques que personagens de 1º nível aguentariam. Na minha mesa, por ser one shot, deixei cada jogador com dois personagens, então a taxa de sobrevivência foi alta. Eles fizeram uso inteligente do fogo (aqui cabe apontar que a aventura indica que o milho cresce novamente se for queimado, mas não diz o tempo que isso leva), queimaram o milharal e conseguiram aumentar a taxa de movimentação, diminuindo a quantidade de ataques. Quanto tempo leva para o milharal crescer novamente deve ser inversamente proporcional ao sadismo do mestre.

O clérigo cumpre um papel crucial para a sobrevivência, tendo em vista que purificar comida e água não vai mais matá-los de inanição. Então se o clérigo morrer a situação fica bem mais tensa.

Para uso em campanha, ela tem aqueles elementos de reviravolta pelo qual as aventuras de Lamentations são conhecidas. O livro Malleus Deus encontrado na casa pode gerar uma reviravolta bastante importante na campanha, com todo tipo de facção religiosa e saída diretamente das teorias da conspiração surgindo para matar os personagens e todos os seus conhecidos, e apagar o livro da existência e da memória.

O livreto foi um dos primeiros trabalhos do Raggi para a linha e há muito está esgotado, mas a aventura pode ser encontrada na Adventure Anthology Death, uma compilação de aventuras do autor.


Custa US$ 2,50 no Drivethru

Link do pdf: https://www.drivethrurpg.com/product/108993/Tales-of-the-Scarecrow

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